VISITAÇÃO À FAZENDA BURACO DO BOI
Por Márcio Soares
A visitação da Fazenda Buraco do Boi, em 26.09.2011 (segunda-feira), deu início a série de aulas de campo definidas pela direção, coordenação pedagógica e professores da Escola Antonio Carlos Magalhães, com o objetivo de estabelecer um calendário de atividades extra-sala-de-aula, que se insiram na concepção de aula de campo. As aulas de campo contarão sempre com a presença de professores e membros da direção e/ou coordenação que, atentarão para a abordagem pedagógica das aulas.
A visitação à Fazenda Buraco do Boi contou com duas atividades distintas. Pela manhã, os alunos fizeram uma “exploração” da área de mata da fazenda. Orientados pelos professores Rubevaldo, de Ciências, e Thássio, de Geografia, os alunos fizeram coleta de matérias: folhas, flores e solo. Durante o percurso na mata os professores fizeram breves explanações sobre a biodiversidade, botânica e topografia do lugar. Foi feito, pelos próprios alunos, como atividade do passeio, um registro fotográfico do percurso. Coordenação e direção também fizeram um registro fotográfico próprio, com o intuito de divulgar as fotos no site e no Blog da Escola, acompanhado de textos informativos.
De volta à sede da fazenda foi servido o almoço. Feita a digestão, já na parte da tarde, professores e estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto um dos centros de religiosidade afro-brasileira mais ricos e bem cuidados da região. O centro de matriz cabocla é aberto à visitação e oferece um valioso acervo – objetos, vestimentas, histórias etc. – da cultura popular, tanto para o município de Poções, quanto para o estado da Bahia e mesmo para o Brasil. Na oportunidade foi feita uma explanação, por um dos membros do centro, do significado dos símbolos, do culto e da fé dos devotos do centro. Os alunos puderam fazer perguntas. Foi feito um registro fotográfico do local, devidamente autorizado, com destaque para o altar sagrado.
Fazenda Buraco do Boi
Por Rubevaldo Amaral
A fazenda esta localizada 23 km da sede do município de Poções, há 3 km da Rodovia Poções – Nova Canaã na zona da mata, ficando incrustada entre morros e serras. É uma região conhecida como “Serra do Capa Bode”. Apesar das extensas áreas desmatadas a fazenda possui ainda significativos fragmentos de Mata Atlântica (Floresta ombrófila densa) ainda em bom estado de conservação, possui o clima tropical úmido, conta também com nascentes de água doce cercada por matas ciliares.
Nessa fazenda encontra-se também um importante centro de religião Afro-Brasileira fundado há 55 anos por Ulisses Gogó (já falecido), funcionando atualmente, sob o comando do líder espiritual Elivelton Campos.
A realização das atividades de campo visou promover nos educandos uma imersão no meio ambiente natural e modificado, possibilitando aos mesmos, reflexões sobre inúmeros aspectos relacionados à temática ambiental tais como: análise de paisagem, relações ecológicas, biodiversidade, relevo-clima, equilíbrio ecológico, preservação ambiental e problemas ambientais, além de uma melhor compreensão das religiões afro-brasileira, bem como, de seu papel na formação da sociedade da Bahia e brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário