ESTUDANTES



perfil dos estudantes


A escola atende alunos de diversas localidades, sendo que nos turnos matutino e noturno é predominante a presença dos alunos da zona urbana, sendo na sua maioria provenientes dos bairros periféricos (Açude, Bela Vista, Alto da Vitória, URBIS, Santa Rita, Tigre, Poçõezinho, dentre outros), já no turno vespertino a maioria dos alunos são da zona rural, sendo alguns da zona da Mata e outros da Caatinga, estes utilizam o transporte escolar para ter acesso à escola.

Há uma pluralidade no que se refere às características dos estudantes, pois moram em regiões diferentes, distantes umas das outras e com características próprias. Enquanto na região da Caatinga predomina a seca e escassez de água, na zona da Mata, muitos alunos ficam impossibilitados de freqüentar as aulas durante o período das chuvas, no entanto as experiências e vivencias dos estudantes faz com que a relação destes se torne mais interessantes.  
Os estudantes da EMACM são na maioria de baixa renda, poucos possuem uma renda familiar média. Percebe-se um grande número de alunos que moram com avós, tios ou ainda somente com um dos pais, tal fato desencadeia um desajuste disciplinar ou ainda uma carências afetiva muito grande que acaba prejudicando o desempenho destes, mas há os que superam essas dificuldades e procuramos promover sempre a aproximação dos alunos com os familiares e destes com a escola. Os casos de maior indisciplina ocorrem no turno noturno.
Os estudantes são de diferentes crenças religiosas, a religião predominante é a Católica Apostólica Romana, no entanto há seguidores do Protestantismo, das Testemunhas de Jeová, do Candomblé entre outras.
Na maioria, gostam de praticas esportivas. Na escola são promovidas atividades para estimular estas práticas na quadra poliesportiva.